terça-feira, 14 de setembro de 2010

A FORÇA DA LEITURA

O seguinte texto pode ser encontrado na reportagem do Jornal Tribuna Sertanense, do dia 26 de agosto de 2010

Ler, para alguns é um prazer enquanto que, para outros é trabalho, sacrifício e sofrimento. É comum ouvir das pessoas em geral: “eu leio, eu gosto e leio muito e eu não leio naaada.”

Como interpretá-las? Simples; se estas pessoas foram introduzidas no mundo das letras com alegria e prazer, quer pelo exemplo, quer pelo estímulo dos pais, escola e comunidade, serão leitoras por prazer; caso contrário farão a contra gosto, apenas a leitura obrigatória.

Foi pensando na primeira alternativa acima citada, que há alguns anos criamos na Escola Estadual Bandeirantes, conforme foto, a Sala de Leitura Lúdica, que felizmente foi mantida pelas direções que nos sucederam. Esta sala com carpete, tapetes, almofadas e pinturas nas paredes visa tornar o ambiente atraente e agradável para despertar nos alunos o gosto pela leitura e que passem a ler por prazer. Para que possamos atingir este objetivo, nada é cobrado(nota) do aluno a respeito do que leu, nesta sala.

Em sala de aula a leitura também é estimulada, tratada com carinho e seriedade, porém desta vez com cobrança, pois sabemos que se não for assim muitos alunos não lerão uma vez que o mundo eletrônico do som e da imagem é mais atraente, no entanto não desenvolve a criatividade e a imaginação do ouvinte e telespectador como a do leitor.

O mundo moderno se modifica, e nós como professores precisamos nos adaptar, criar e inovar.

Foi pensando assim que há alguns anos realizamos um trabalho de leitura e oratória com os alunos. Estimulamos a leitura de no mínimo três livros por trimestre, que são catalogados, registrados para que possamos saber com certeza os livros que cada aluno leu.

Destes três livros é sorteado um e o aluno apresenta para os colegas da turma em uma espécie de tribuna, mediante o uso do microfone e de um aparelho de som.

“Microfone” eis o problema, apesar de micro significar pequeno, passa a ser uma grande dificuldade para quem é tímido ou não foi treinado para usá-lo em público.

O ser humano, enquanto criança, se quer imagina onde vai morar, trabalhar e se terá que falar em público. É comum encontrar pessoas inseguras ou tímidas na hora de expor as suas ideias em público.

Assim desenvolvemos este trabalho de leitura e oratória, com o objetivo de eliminar ou diminuir a inibição; expressar o pensamento com desenvoltura; apresentar postura corporal adequada, eliminar cacoetes e repetições para evitar que estes se tornem mais atraentes que a própria mensagem; melhorar a construção frasal, textual e vocabular.

Boas novas: já alcançamos ótimos resultados com este trabalho, uma vez que no início tínhamos que pressionar os alunos para que se apresentassem, hoje a maioria deles querem iniciar a apresentação.

Caro leitor: experimente ler um livro antes de uma fala em público, ou argumentar teu assunto com uma obra lida e .... veja o que acontece.

Quem lê: PENSA, ESCREVE E FALA MELHOR!

Boa Leitura.

Sadi Zaffonato

Professor da E. E. Bandeirantes de Sertão – RS






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